Talvez você já tenha visto algum dia o filme A Morte e a Donzela! Estrelado por Sigourney Weaver em 1994, contava a história de uma mulher que reencontra seu torturador. É quando ela o sequestra e o tortura também. Infelizmente, ele não está disponível no streaming. Foi impossível não lembrar desse filme quando assisti o bom Os Segredos que Guardamos na Amazon Prime.
Nos anos 50, uma mulher chamada Maja (Noomi Rapace) está vivendo uma vida idílica nos subúrbios com seu marido e filho. Só que um belo dia, ela reconhece um homem de seu passado durante a II Guerra Mundial. Ela sequestra esse homem (Joel Kinnaman) e busca vingança pelos crimes de guerra hediondos que ela sofreu nas mãos dele.
O filme trabalha intensamente com a dúvida. Será que o homem que usa o nome de Thomas é realmente o nazista que a torturou ? Os Segredos que Guardamos mostra as dúvidas que passam pelo olhos de todos, especialmente os do marido de Maja , feito por Chris Messina. O diretor Yuval Adler também mostra os flashbacks do momento da guerra. E estimula ainda mais a dúvida, nunca mostrando o rosto do torturador.
Maja é um daqueles personagens intensos que Noomi Rapace gosta de fazer. Você acompanha os dois lados da personagem. Especialmente a face tranquila que mostra para os vizinhos ( super arrumada no estilo da época). E também a raiva do momento em que encara seu possível torturador. As cenas de enfrentamento entre os dois são fortes e violentas. É interessante saber que Noomi Rapace e Joel Kinnaman são suecos na vida real, e estudaram juntos no colégio. São amigos, e finalmente acharam um projeto para fazer juntos. No final, o filme pode não ser tão bom como A Morte e a Donzela, mas funciona.