Tenho um certo preconceito com histórias onde mulheres de quase 30 anos ainda continuam se desesperando por causa de fins de relacionamentos. Isso pode funcionar quando a protagonista tem 15. Mas pensar que o fora de um cara é uma tragédia que vai prejudicar sua vida por anos, é extremamente surreal. Mas, essa é a premissa do filme espanhol Fomos Canções, que está na Netflix. Como sou fã de musicais, o título me atraiu, mas já aviso que não tem nada do gênero. Apenas uma boa trilha sonora.
O filme mostra a história de três amigas que vivem em Madri. Elas tem por volta de trinta anos, e tem vários problemas com relacionamentos. A história foca bastante em Maca. Ela é assistente de uma influenciadora má, e vive lembrando de um amor do passado, Leo, que a abandonou sem explicações. O problema é quando ela fica sabendo que ele está de volta à cidade. No caso das amigas, uma delas acredita que seu falecido namorado reencarnou em alguém e não cansa de procurá-lo. Já a terceira vive um casamento sem paixão, mas tenta a todo custo colocar fogo na história.
O que achei de Fomos Canções?
Há várias influências claras em Fomos Canções. Desde Sex and the City até Fleabag. Maca está sempre falando para a câmera, e imagina alternativas para cada uma das situações. O início do filme, entretanto, quando todas as amigas estão totalmente enlouquecidas, chega a dar raiva. Depois, a partir dos quarenta minutos, elas começam a ficar mais normais – mas não muito. A história de Maca e Leo é mal resolvida – em todos os sentidos. E Leo é provavelmente o personagem mais mal escrito que já vi, rsrs. O filme – que tem cara de série – é baseado nos livros de Elisabet Benavent, a mesma de Valéria, que está na Netflix. E eu confesso que também perdi a paciência com as mulheres chatas dela. Desisti no segundo episódio.
O elenco vai no caminho do exagero, mas não compromete. E Leo é vivido por Alex Gonzalez, de Toy Boy. Todo mundo fala dele, mas confesso que não me conquistou. De qualquer maneira, assim como em Valéria, a direção de arte, fotografia, maquiagem, figurino, são ótimos. Tudo muito lindo, colorido e bem iluminado. Pena que o roteiro é tão bobo!