Os documentários sobre estrelas de cinema disponíveis no streaming tem sido, em geral, fascinantes. Tem o de Paul Newman e Joanne Woodward na HBO Max, o de Lucille Ball e Desi Arnaz na Amazon Prime. E agora chega O Legado de Sidney Poitier, que estreou essa semana na Apple TV Plus. É um documentário emocionante, surpreendente, e obrigatório para quem é fã de cinema.
A produção é de Oprah Winfrey, que aparece várias vezes falando sobre a importância de Sidney na sua carreira. Mas não só isso. Também como ele lutou para mudar a forma como os negros eram vistos por Hollywood. A história começa sendo narrada pelo próprio Sidney. E ele já diz que não esperavam que ele sobrevivesse. Nascido em uma família muito pobre nas Bahamas, ele nasceu dois meses antes do tempo. E o próprio Sidney conta como foi sua infância, como ele acabou imigrando para os Estados Unidos. Tudo isso foi editado através de voice overs, e entrevistas que a própria Oprah fez com Sidney em 2012. Esses momentos em que Sidney fala diretamente para a câmera são os mais brilhantes.
Mais sobre Sidney Poitier
Sidney escreveu um excelente autobiografia chamada The Measure of a Man: A Spiritual Autobiography. Vários momentos que se passam no documentário ficam ainda mais impactantes no vídeo. Um dos mais emocionante é quando Sidney conta em uma entrevista como perdeu seu sota que das Bahamas. Não vou descrever aqui, para não estragar o impacto do momento. Mas, mostra de maneira contundente o quanto a determinação e a vontade de aprender eram presentes em Sidney Poitier.
O documentário ainda fala sobre seus grandes sucessos no cinema. Estão lá Ao Mestre com Carinho, Adivinhe que vem para jantar, Acorrentados, e Uma Voz Nas Sombras. Esse último lhe deu o Oscar, o que foi um acontecimento inigualável na indústria. Mas também há uma preocupação especial em mostrar como ele teve um papel importantíssimo para os diretos humanos. E especialmente para a comunidade negra de Hollywood. Halle Berry e Denzel Washington falam muito sobre aquela inesquecível noite do Oscar de 2002. Outros nomes importantes que falam sobre Sidney são Barbra Streisand, Spike Lee, Lenny Kravitz, Robert Redford, e Morgan Freeman.
Do lado pessoal, O Legado de Sidney Poitier mostra o ser humano com erros e acertos. Fala do caso que teve durante anos com Diahann Carrol. Inclusive tem depoimentos da primeira mulher de Sidney, Juanita Hardy, que fala claramente do momento em que o casamento acabou. A segunda mulher dele, Joanna Shimkus, com quem ficou casado até sua morte, é uma das produtoras do filme. Suas filhas também falam sobre o relacionamento com o pai e a importância em suas vidas.
No final…
No final, O Legado de Sidney Poitier é imperdível. Através de um storytelling brilhante, nos faz acompanhar, às vezes com humor, outras com drama, a vida dessa personalidade fantástica, que faleceu este ano. Um homem que fez a diferença na vida e em sua carreira.