Recentemente, a história de um serial killer muito famoso, Jeffrey Dahmer, virou uma série de enorme sucesso na Netflix. Há ainda vários filmes sobre outro serial killer famoso, Ted Bundy, um deles que acho muito bom com Zac Efron. E agora vem a história de mais um, Charlie Cullen. A história desse menos conhecido serial killer – pelo menos para a maioria – recebeu um tratamento de primeira. Começando com o elenco, com dois ganhadores de Oscar em estado de graça. Eddie Redmayne e Jessica Chastain valem O Enfermeiro da Noite, que estreou ontem (26) na Netflix.
O filme se baseia no livro de Charles Graeber, e não fala muito sobre passado. Começa com uma cena forte de uma morte de um paciente. E ali , logo de primeira, você já vê o rosto de Cullen que vai se revelando aos poucos. Passa-se um tempo, e conhecemos a enfermeira, que tem graves problemas de dinheiro e de saúde. Mas, mesmo com tudo isso, ela está sempre disposta a um tratamento digno e carinhoso com seus pacientes no turno da noite de um hospital.
É nesse momento que Cullen começa a trabalhar ao seu lado. Há desde o primeiro momento uma empatia entre os dois. Ele a ajuda com seus problemas de saúde e na relação com as filhas. É quando começam as mortes de pacientes – e dois detetives começam a investigar o problema, mesmo com a falta de ajuda do hospital. E a enfermeira terá um papel-chave na investigação sobre os assassinatos.
O que achei?
A história é impressionante. Especialmente o envolvimento da enfermeira, que foi imprescindível. Seria difícil de acreditar numa ficção, imagine numa história real. Entretanto, o filme é extremamente raso em seu roteiro para conhecermos mais sobre os personagens. Não há background de ninguém. E isso faz falta. Entretanto, o elenco é tão bom que isso é até perdoável. E isso começa desde os coadjuvantes. Kim Dickens, uma atriz que pessoalmente eu não gosto, funciona muito bem como a administradora do hospital, totalmente fria e objetiva. Os detetives são ótimos. Noah Emmerich ( de The Americans) e Nnamdi Asomugha (ex-jogador de futebol, que esteve no ótimo O Amor de Sylvie) são perfeitos. Eu adoraria ver uma série de detetives com esses dois. Rsrs.
Mas O Enfermeiro da Noite, como já disse, funciona por causa de seus atores principais. Jessica Chastain está sofrida e comum (o que é difícil para ela) como a enfermeira. E Eddie Redmayne tem uma das melhores atuações de sua carreira. Repare nas cenas da cadeia – são para aplaudir. Os dois valem o filme.