Eu adoro uma série curtinha! Dessas que você vê em no máximo duas sentadas. Os ingleses fazem várias delas. E também foi por isso que me interessei por Quem era Ela/ The Girl Before. A minissérie tem somente quatro episódios, é uma coprodução da BBC, e o elenco é bom. Gugu MBatha-Raw e David Oyelowo estrelam. A trama tem um pouco de suspense, e um pouco de policial.
Gugu é Jane, uma mulher que sofreu um grane baque devido a uma tragédia. Em busca de um recomeço, ela tem a chance de se mudar para uma belíssima e minimalista casa desenhada por um arquiteto enigmático (David Oyelowo). Só que há uma pegadinha (claro). Os locatários precisam seguir as rígidas regras impostas. Jane concorda, só que logo começa a sentir que a casa tem vida própria. Até que ela descobre uma chocante informação. A jovem que morava lá antes dela chamada Emma (Jessica Plummer), morreu no local. E era bem parecida com ela. É quando Jane começa a questionar se seu destino será o mesmo da garota anterior…
O que achei de Quem era ela?
A história se baseia no livro best-seller de J P Delaney. Ela se divide em duas linhas do tempo. Uma mostrando a história de Emma. E outra a de Jane. Em alguns momentos você acaba até confundindo as duas que tem o mesmo penteado. Especialmente sob as luzes estranhas da casa. O princípio da história é bem hitchcockiano. Um homem que exerce um controle psicológico sobre uma mulher – ou duas – para retomar um relacionamento passado. Você já viu isso várias vezes, entre elas, Um Corpo que cai. A minissérie começa de maneira bem intrigante, e deixa você curioso sobre o caminho que irá seguir. Mais tarde começa a cair num lugar comum, quando Jane passa a investigar o que aconteceu com Emma. E aí tem o final… Bem, #semspoilers, mas achei tão previsível…
Entretanto a série tem bons momentos. A direção de arte é ótima. A casa torna-se claustrofóbica e assustadora. Gugu MBatha-Raw é sempre boa (esteve recentemente em Loki). Já David Oyelowo não compromete. Mas, já faz tempo que ele está devendo uma grande atuação como em Selma. Mas quem me chamou a atenção mesmo foi Jessica Plummer, a Chantelle de EastEnders. Sempre à beira de um ataque de nervos, ela é o grande destaque da série.