Já faz um tempo que tinha colocado Assombrosas na minha lista de filmes para ver. Ontem, resolvi finalmente dar uma chance para o filme espanhol da Netflix. Eu já tinha ouvido falar do grupo Hepta, que realmente investiga fenômenos paranormais na Espanha, mais especificamente em Madri. O trailer parecia bom. Mas o filme…
Assombrosas se diz basear em fatos reais. Tudo começa com uma reunião dos membros do grupo. Sagrario (Belén Rueda), Paz (Gracia Olayo), Gloria (Toni Acosta) e o Padre Girón (Emilio Gutiérrez Cava) concordam em investigar uma loja de antiguidades onde coisas muito estranhas acontecem. Só que depois que algo misterioso acontece com o padre, o que parecia ser um caso simples acaba se tornando o mais desafiador de suas vidas. É quando as três mulheres tem que investigar a fundo os mistérios do local e ainda sobreviver.
A premissa do filme é interessante. A ideia é misturar comédia, terror e drama, algo como um Caça fantasmas hispânico para a terceira idade. Mas o desenvolvimento é muito ruim. O diretor Carlos Theron não tem o menor senso de tempo de cena. Também não sabe cortar, então imagine os efeitos especiais… Um horror! Os personagens até que são interessantes, se bem que a muleta de usar o cigarro a todo o momento acaba sendo irritante. Nem Belén Rueda, uma atriz sensacional, consegue se salvar nessa – está exagerada demais. E ainda há um personagem cético que desaparece no meio da história, sem grandes explicações. Tudo confuso!
Mas o pior de tudo acaba senso a parte final, com um mix de inundação, cavernas secretas, espíritos possuídos, vigas que caem, e uma música irritante. É uma confusão incompreensível. Uma pena, uma perda de tempo!