Outro dia, uma seguidora me perguntou a razão pela qual Cillian Murphy, mesmo sendo tão bom ator, não tem a visibilidade de outros atores da mesma linha. Na ocasião, disse que apesar de achar que ele era um bom ator, realmente não sentia empatia por ele. De qualquer maneira, Cillian tem uma carreira muito relevante em Hollywood. Já fez vários filmes com Christopher Nolan, que obviamente o adora. Tanto que convidou o ator para fazer o papel principal em Oppenheimer, que estreia essa semana nos cinemas. E as primeiras impressões da crítica americana que já viu o filme (vou ver nessa segunda) é que ele está sensacional.
Então para deixar os fãs do ator felizes, aqui vão as minhas dicas de cinco filmes e uma série (não poderia deixar Peaky Blinders de fora, né?).
Dunkirk – HBO Max
Para mim, é o melhor filme de Christopher Nolan. Dunkirk começa com centenas de milhares de soldados ingleses e aliados cercados por forças inimigas durante a segunda guerra mundial. Encurralados na praia, com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima. Logo se sabe que a história irá se desenvolver em terra, no mar e no ar. Aviões de combate da RAF – Força Aérea Real Britânica – assumem o combate ao inimigo no céu sobre o Canal da Mancha, na tentativa de proteger os soldados indefesos na praia. Enquanto isso, centenas de pequenos barcos conduzidos por militares e civis preparam uma ação desesperada de resgate, arriscando suas vidas numa corrida contra o tempo para salvar mesmo que uma pequena fração de seu exército. O elenco é enorme e sensacional.
Um Lugar Silencioso Parte 2 – Netflix
O filme começa com um flashback, o dia 1. A vida está normal, e toda a pequena cidade está num jogo. É quando os monstros começam a chegar. É uma sequência perfeita. Impossível não pular na cadeira! Confirma o grande talento de John Krasinski não só como ator, mas também como diretor. A partir daí, o filme retorna para o imediato momento pós-final do primeiro. A família Abbott precisa enfrentar os terrores do mundo exterior. E também tem que continuar a luta pela sobrevivência em silêncio. Mas, eles não estão mais sozinhos nessa história. E vão enfrentar separados momentos de grande perigo. Cillian Murphy e Djimon Hounson entram para o elenco, e são competentes, como sempre.
Voo Noturno– Netflix
Ótimo suspense dirigido por Wes Craven. Lisa Reisert (Rachel McAdams) detesta voar, mas precisa realizar uma viagem ao Texas quando sua avó morre. Ela decide retornar a Miami, onde mora, no último vôo disponível, mas uma forte tempestade faz com que a decolagem atrase. Enquanto espera ela conhece Jackson Rippner (Cillian Murphy), um homem charmoso e gentil que lhe faz companhia. Ao entrar no avião ela fica surpresa com o fato de que Jackson está na poltrona bem ao lado da sua. Logo após a decolagem, Jackson diz a Lisa que o motivo de estar naquele voo é matar um poderoso político, que se hospedará juntamente com a família no hotel que ela trabalha em Miami. Jackson exige a ajuda de Lisa em seu plano, pois caso contrário um assassino contratado por ele irá matar o pai dela, o que depende apenas de uma ligação telefônica.
Anna – O Perigo tem Nome – Globoplay
Muita gente não gosta desse filme de Luc Besson, mas eu gosto. Anna: O Perigo tem Nome têm várias idas e vindas no tempo enquanto acompanhamos a história de Anna na antiga União Soviética no final dos anos 80. No começo, ela é uma drogada vivendo uma relação violenta. Até que é descoberta por Tchenkov, que vê nela uma boa promessa como espiã. Daí, o visual sujo é substituído pelo glamour. Anna se transforma em uma modelo internacional, um mero disfarce para cometer vários assassinatos. Só que a CIA está atrás dela. E Anna vai ter que elaborar um plano perfeito para fugir de todos que a perseguem.
Batman Begins – HBO Max
Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.
Peaky Blinders – Netflix
A série tem 6 temporadas e 30 episódios. Thomas Shelby (Cillian Murphy) e seus irmãos retornam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e os Peaky Blinders, a gangue de criminosos da qual ele é líder, controlam a cidade com mãos de ferro. Construíram um império que vai desde corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos até parcerias secretas com os russos. Mas as ambições de Shelby se estendem para além de Birmingham. E ele não vai deixar que ninguém atrapalhe seus planos de se tornar um dos homens mais poderosos do Reino Unido. À medida que sua família se destaca nos negócios, novas alianças se formam, bem como novas e perigosas rivalidades. Shelby vive as transformações políticas, econômicas e sociais do início do século 20. E vai precisar lidar com os traumas de seu próprio passado – que parecem atormentá-lo diariamente.