É claro que todo mundo ficou surpreso com a indicação de Andrea Riseborough na categoria de Melhor Atriz pelo filme To Leslie. Especialmente porque deixou de fora apostas certas como Viola Davis (Mulher Rei) e Danielle Deadwyler (Till). E vamos combinar que praticamente ninguém viu o filme. Quando foi lançado nos EUA rendeu apenas 27 mil dólares nas bilheterias. Mas, uma campanha fortíssima usando gente como Cate Blanchett, Gwyneth Palthrow, Edward Norton, entre outros, acabou conseguindo que ela conseguisse uma indicação. Há um rumor inclusive que a Academia estaria reavaliando o tipo de lobby que foi feito para a atriz.
Aparentemente, há uma regra contra esse tipo de campanha (sério?), e o movimento a favor de Andrea teria infringido isso. Sinceramente, acredito que não acontecerá nada com a indicação de Andrea, se isso realmente for real. Mas provavelmente eles implementarão novas regras mais claras para o futuro.
To Leslie
Até o momento parece que não há previsão, nem distribuidor para o filme no Brasil. É um daqueles filmes pequenos, bem baratinhos, que tem um público reduzido. Na história, Leslie, uma mulher alcoólatra e manipuladora, que se tornou uma celebridade quando ganhou $ 190.000 na loteria local. Mas, ela acabou esbanjando tudo o que ganhou com drogas e álcool. Atualmente, Leslie vive na miséria e leva uma vida itinerante em motéis e nas ruas. Só que após ser expulsa de um motel residencial, ela decide se reunir com seu filho de vinte anos, James. Ele permite que ela more com ele, com a condição de não beber. Mas a mulher não consegue cumprir sua promessa e logo está roubando dinheiro, garrafas de álcool e tudo o que encontra. Quando sua vida chega ao fundo do poço, a presença de um estranho a fará reavaliar as coisas e tentar reconstruir sua vida.
Tomara que a gente consiga ver To Leslie antes do Oscar – quem sabe algum streaming não se habilita? Enquanto isso, veja aqui alguns filmes e séries com Andrea que estão disponíveis no streaming.
Amsterdam – HBO Max
Amsterdam se passa na década de 1930. Conta a história de três amigos íntimos: dois soldados e uma enfermeira (Christian Bale, John David Washington e Margot Robbie). Eles se conheceram durante a primeira guerra, e fizeram um pacto de sempre se protegerem enquanto trio. Só que eles acabam se envolvendo num caso de assassinato, do qual se tornam os principais suspeitos. Para provar que não estão envolvidos na morte, o grupo contará com a ajuda de aliados para tentar investigar o crime. Dessa forma, pretendem se proteger e enfrentar o verdadeiro assassino. Só que, novamente por acaso, os três amigos descobrem uma das tramas mais surpreendentes da história norte-americana. E o mais inacreditável é que se baseia parcialmente em uma história real. Andrea faz a esposa do personagem de Christian Bale.
Matilda – O Musical – Netflix
Esta é uma adaptação do musical vencedor dos prêmios Tony e Olivier, cuja história se baseia no filme de 1996. Conta a história de uma garotinha solitária e extraordinária, que usa a imaginação fértil para mudar sua vida e transformar o mundo que a cerca. Matilda Wormwood (Alisha Weir) é uma criança brilhante de seis anos. Ela cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, Matilda descobre que possui poderes mágicos. Seu pai resolve então enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Emma Thompson). Matilda se sinte bem apenas ao lado da professora Honey (Lashana Lynch), que tenta ajudá-la o máximo possível. Andrea faz a mãe de Matilda no filme.
Animais Noturnos – Prime Vídeo/ Globoplay/ Lionsgate Plus
O suspense retrata a história de um casal separado há 20 anos. Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte de Los Angeles que vive uma vida privilegiada, mas incompleta, ao lado de seu marido Hutton Morrow (Armie Hammer). Em um final de semana em que Hutton deve partir para uma de suas frequentes viagens de negócios, ela recebe um pacote inesperado: um livro escrito por seu ex-marido, Edward (Jake Gyllenhaal), e dedicado a ela. Uma publicação violenta e desoladora, que mexe com ela e a faz questionar algumas de suas escolhas de vida. Andrea faz o papel de Alessia, casada com Carlos (Michael Sheen), que é gay.
W.E.: O Romance do Século – HBO Max
Este era o papel mais importante de Andrea , até To Leslie. O filme é dirigido por Madonna, e conta a história do romance entre Wallis Simpson e o Rei Edward (tio de Elizabeth II). O Duque de Windsor, Edward VIII (James d’Arcy), é o primeiro na lista de sucessão da coroa britânica. Só que ele conhece e se apaixona por Wallis Simpson (Andrea Riseborough), uma americana casada. Quando Edward assume o trono passa a sofrer pressão para que não se case com Wallis. Especialmente pelo fato dela não ser inglesa e ter dois divórcios no currículo. Para ficar com seu grande amor, ele renuncia ao trono, que passa a ser ocupado por seu irmão Bertie (Laurence Fox). Em 1998, Wally Winthrop (Abbie Cornish) é obcecada pela história de amor entre Eduardo e Wallis. Ela trabalha na preparação de um grande leilão de objetos do casal e costuma fantasiar como seria a vida deles. Entretanto, na vida real Wally enfrenta vários problemas no casamento com William (Richard Coyle).
A Morte de Stalin – Telecine/ Globoplay
Adoro esse filme! União Soviética, 1953. Após a inesperada morte do ícone Josef Stalin (Adrian McLoughlin), o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético. E também quais rumos a nação seguirá a partir de então, uma enorme disputa que envolve até os complexos herdeiros do político. Os filhos de Stalin são feitos por Andrea e e Rupert Friend (Homeland)