Em 2018, Do Jeito que Elas Querem fez um considerável sucesso -mais de 100 milhões de dólares no mundo. Um grande feito especialmente para um filme estrelado por quatro septuagenárias. Jane Fonda (2 Oscars), Diane Keaton (1 Oscar), Candice Bergen (5 Emmys) e Mary Steenburgen (1 Oscar) fizeram todo mundo rir muito com essa primeira aventura, que infelizmente está indisponível no momento no streaming. De qualquer forma, a sequência, Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo chegou ao Telecine/ Globoplay , e também está no Prime Video. Assim como o primeiro é bobinho, mas diverte. E tem o carisma inesgotável dessas fantásticas veteranas.
O filme começa mostrando que as quatro amigas ficaram sem se ver por muito tempo, mas o clube do livro continuou enquanto elas se falavam por zoom (quem não fez isso?). Mas, durante o primeiro encontro pós pandemia, as duas, que agora estão lendo O Alquimista, de Paulo Coelho, resolvem dar uma chance ao destino. Como Vivian (Jane Fonda) foi pedida em casamento, as quatro decidem ir para a Itália para fazer uma despedida de solteira inesquecível. Só que , é claro, no meio de muito vinho e lugares maravilhosos, elas vãos e meter em grandes confusões até chegar ao seu destino final.
O que achei?
O roteiro, é claro, é bem fraquinho. Não há um conflito mais interessante. Mas, na verdade, quem precisa disso quando se tem essas quatro atrizes maravilhosas? Jane, Candice (as duas melhores), Diane e Mary atuam – e se divertem – dando a sensação de uma sessão da tarde deliciosa. Além disso, há as paisagens da Itália, que são sempre sensacionais (muito bem fotografadas aqui). As amigas passam por Roma, Veneza (seguindo a sugestão de um romano) e Toscana.
Há o usual, muita música italiana, muito vinho, vestidos, malas roubadas, e surpresas não tão surpreendentes. Craig T. Nelson, Don Johnson e Andy Garcia (apaixonante) retornam. Richard Dreyfuss que era o interesse romântico de Candice no primeiro filme não volta . Mas para suprir essa lacuna entram Hugh Quarshie (que esteve recentemente em Jack Ryan) e o veteraníssimo Giancarlo Giannini.
No final, é uma delícia ver essa historinha boba, que tem uma mensagem clara. Aproveite a vida, e agarre as oportunidades quando elas se apresentam. Inclusive embarcar nesse filme estilo sessão da tarde – com diálogos apimentadinhos – e se divertir sem compromisso.