Houve um tempo que o cinema gostava de fazer comédias sobre assassinatos. Estou falando dos anos 70 e 80. Eu lembro de dois inesquecíveis, que revi há pouco tempo. Os 7 Suspeitos (que está na Amazon Prime) e Assassinato por Morte ( Apple TV e Google Play) . O visual pode ter ficado um pouco envelhecido. Mas as situações continuam hilárias. Valem ser conhecidos .
Os 7 Suspeitos
É claro que você já ouviu falar de Coronel Mostarda. Talvez com o punhal na sala de música. Rsrs. Para quem já jogou Detetive na vida ( adoro), essa situação é bem conhecida. Em 1985, fizeram um filme baseado no jogo. Aqui no Brasil, ele levou o título de Os 7 Suspeitos. Tudo se passa durante um jantar em uma mansão isolada. Mr. Boddy, o anfitrião da noite, admite ser o homem que está chantageando todos os convidados. As luzes se apagam e Mr. Boddy aparece morto, e agora todos são suspeitos.
Esse foi o primeiro filme baseado em um jogo de tabuleiro. Na época em que chegou aos cinemas, foi um fracasso de bilheteria. Talvez porque várias piadas funcionam apenas para aqueles que já jogaram Detetive. De qualquer maneira, ele ganhou um status de Cult, após ser lançado em VHS (lembra?). Eu o revi ontem, e mesmo com sua linguagem datada, me fez rir muito. E, é claro, o elenco é uma atração à parte. Michael McKean, Lesley Anne Warren (que substituiu Carrie Fisher no último minuto), e um divertidíssimo Tim Curry. O ator sempre cita esse filme como um de seus favoritos entre os que fez. Há rumores que vão fazer uma nova versão do filme, com Jason Bateman e Ryan Reynolds.
Assassinato por Morte
Esse está entre os meus favoritos da vida. O princípio é o mesmo de Os 7 Suspeitos. Várias pessoas que aparentemente não tem nada em comum, se reunem numa mansão afastada. O diferencial aqui é que são todos adaptações de detetives famosos da literatura. Cinco detetives, incluindo Sam Diamond, Sidney Wange Jessica Marbles, recebem o convite para um jantar no castelo do misterioso Lionel Twain. Lá, eles são informados de que Twain planeja um assassinato no castelo e sem solução à meia-noite. Também, para aquele que decifrar o homicídio, haverá um pagamento de 1 milhão de dólares. Quando o mordomo cego de Twain morre bem antes da meia- noite, os riscos sobem para esses detetives famosos.
Para quem lê livros de mistério, o filme é uma delícia. Impossível não morrer de rir com várias cenas. Isso não surpreende, especialmente porque só tem feras no elenco. Sir Alec Guinness, David Niven, Maggie Smith, Peter Sellers, Eileen Brennan, Peter Falk, Elsa Lanchester, James Cromwell (em sua estreia no cinema), e James Coco. E ainda Nancy Walker (em seu útlimo filme). Isso sem contar a participação especial – e hilariante – do escritor Truman Capote, como o host do evento. Sim, o visual é antigo (o filme é de 1975). Só que o roteiro do dramaturgo Neil Simon é brilhante. Ficou inclusive entre os finalistas dos melhores roteiros do ano pelo Sindicato dos Roteiristas. É imperdível!