Quando vejo que o filme tem Gerard Butler no elenco, vou correndo assistir. Até os mais ruinzinhos como Covil de Ladrões (que vai ganhar uma sequência). E confesso que não tinha grandes esperanças com Fogo Cruzado, que estreou no fim de semana na Amazon Prime Video. Mas, sabe que me surpreendi? Tem todos os clichês do gênero, um final até risível, mas funciona e entretém.
O vigarista Teddy Muretto (Frank Grillo) traça um plano desesperado para se esconder do assassino letal Bob Viddick (Gerard Butler). Ele dá um soco na oficial novata Valerie Young (Alexis Louder). Assim consegue ser preso em uma delegacia de polícia de uma cidade pequena. Mas a prisão não pode proteger Muretto por muito tempo. Viddick planeja seu próprio caminho para a detenção. E aguarda em uma cela próxima até que possa matar Muretto. Só que a chegada de um assassino concorrente (Toby Huss) na prisão muda tudo. Viddick terá que correr contra o tempo para conseguir ser o primeiro a matar Muretto.
Esse estilo de filme já demonstrou vários sinais de cansaço ao longo dos anos. Para cada bem-sucedido filme de John Wick, há vários que não funcionam. Mas Fogo Cruzado parte do princípio de que todos estão presos num único local, o que geralmente me agrada. Tem várias cenas de explosões e violência. A química entre os três principais, Gerard Butler, Frank Grillo e a ótima Alexis Louder funciona muito bem. As cenas entre eles acabam sendo o ponto alto do filme.
Gosto especialmente do papel de Butler. Ele é um bom ator, pena que não encontrou um papel para que Hollywood o valorizasse. E aqui em Fogo Cruzado, é difícil você perceber que caminho ele seguirá (#semspoilers). Vale a pena ver. O filme tem um final que dá a entender a vontade de fazer uma sequência. Será?
Butler
Há alguns dias, escrevi um texto sobre Gerard Butler. O título era 5 filmes para ver com Gerard Butler quando ele era bonito (clique aqui para ler). Isso provocou uma revolta nas redes sociais. Rsrs. Desde que eu era superficial (só de vez em quando, rs). Até que eu deveria ficar CALADA (sim, com letra maiúscula) porque o que importa é o caráter da pessoa e não sua beleza física.
Bem, devo dizer que adoraria conhecer o caráter de Gerard Butler (rsrs). Afinal, ele está na minha lista de Top 10 há muito tempo. Entretanto, ele está com o rosto inchado, e não está envelhecendo bem. Para se ter uma ideia, ele tem mais ou menos a mesma idade de Hugh Jackman. Consigo enxergar isso, mas continuo achando que ele é um charme. Vou continuar a ver todos os seus filmes! E rever os antigos, onde ele está simplesmente maravilhoso de lindo! Mas, só acho que as pessoas andam muito nervosas, se revoltando contra aquilo que é claramente uma brincadeira. E que não vai fazer a menor diferença na vida de Gerard Butler.