Um tipo de história que sempre mexe comigo é a de reencontros com amores do passado. Daquele tipo o que poderia ter sido, mas não foi. E se há uma chance de que muito tempo depois, a coisa possa dar certo. E o cinema tem um monte dessas histórias. Por exemplo, agora Meg Ryan volta ao cinema com uma comédia romântica chamada What Happens Later, que conta justamente a história do reencontro de sua personagem com o ex-marido (feito por David Duchovny) num aeroporto. Ainda não há previsão de estreia no Brasil – mas eu quero muito ver. Eu assisti ainda ontem – em várias etapas, rs – outro filme com um assunto similar, o polonês Esta Noite Você Dorme Comigo na Netflix.
Ele conta a história de Nina (Roma Gasiorowska). Ela tem uma vida normal: um bom emprego, lindas filhas e um marido. Mas com o tempo, o relacionamento deles não é mais o que costumava ser quando se casaram. Quando o casamento entra em crise, Nina ganha um estagiário jovem e bonito no trabalho. A coincidência é que ele também é um ex-namorado de uma vida distante. Jan (Maciej Musial) vira seu mundo de cabeça para baixo e desperta de novo a garota que ela era antes de se tornar uma esposa e mãe. Em encontros rápidos e de muita paixão, Nina é atormentada por emoções, senso de responsabilidade e paixão, e precisa fazer uma escolha.
O que achei?
O filme é bem fraquinho. Já de início, nunca se sabe ao certo a razão pela qual os dois terminaram na primeira vez (ou será que pesquei, rs?). Só que Nina é muito sem sal, o marido idem, e só Jan parece ter um pouco de fogo dentro dele. Nem as cenas de amor entre os dois valem a pena. Só a fotografia da passagem pela Islândia vale a pena. O final também é um desapontamento só. Especialmente porque dá a impressão que o roteirista não sabia como terminar a história. A sensação é de perda de tempo.
No streaming há coisa muito melhor disponível para assistir em histórias do gênero. É o caso , por exemplo de Diário de uma Paixão e Casablanca (ambos da HBO Max), e Ingresso para o Paraíso (Globoplay), isso só para citar alguns.