Eu adoro Zoey Deutch – aliás, você sabia que ela é filha de Lea Thompson (De Volta para o Futuro)? Zoe já fez vários filmes divertidos – é ótima em comédias. Está particularmente eficiente em O Plano Imperfeito (Netflix) e Zumbilândia – Atire Duas Vezes (Amazon Prime). Agora, ela estrela Influencer de Mentira, que estreou recentemente no Star Plus. O filme pretende ser uma sátira, que mistura drama e comédia. Infelizmente nada disso funciona muito bem. A não ser Zoey, também produtora, que é ótima sempre com atriz.
O filme começa a ser contado por um flashback. Já ficamos sabendo logo na primeira sequência que Danni é a mulher mais odiada da internet. E logo começamos a acompanhar o que aconteceu para que as coisas chegassem nessa situação. Danni é uma jovem que faz de tudo para ter fama e amigos – só que ela é péssima. Desesperada para melhorar sua imagem nas redes sociais, ela cria uma falsa viagem à Paris para chamar atenção. Porém, quando um incidente horrível acontece na vida real, ela tem que incorporar isso à sua farsa. E, claro, isso traz consequências irrefreáveis.
O que achei do filme?
O filme já começa com um aviso na tela afirmando que a personagem principal é desagradável. E não é mesmo! Danni é uma chata, que se acha o máximo. Tenta enrolar todo mundo, mas é uma medíocre. E, eu não sei quanto a você que está lendo essa matéria, mas eu tenho problemas em acompanhar filmes em que não há a menor empatia com a personagem principal. Foi difícil acompanhar a história.
A mensagem da diretora e roteirista Quinn Shephard é clara. Hoje em dia, milhões de pessoas endeusam figuras patéticas, sem o menor conteúdo, que estão na internet. Que tal pararmos, e analisarmos isso, buscando algo que adicione algo para nossas vidas? O princípio é perfeito, e extremamente atual. Pena que o tom, e a forma de conduzir a história não funciona. Um amigo me disse que gostou do fato do filme não terminar com um “felizes para sempre”. Mas até isso é irrelevante, porque o final é abrupto e insuficiente.
No final, ficam as interpretações de Zoey Deutch, e da jovem Mia Isaac (maravilhosa) como a nova amiga de Danni. Porque a suposta “sátira” não funciona, e fica devendo uma discussão mais interessante sobre um assunto sociocultural tão importante.