Em 2018, o filme dinamarquês Culpa foi um sucesso no país , e chegou a ser o representante da Dinamarca para o Oscar de filme estrangeiros. Ele está disponível atualmente na Amazon Prime Vídeo. Como em vários outros casos, Hollywood resolveu fazer sua versão da história. E quem pegou o projeto foi Antoine Fuqua. Este chamou Jake Gyllenhaal, com quem já tinha feito o ótimo Nocaute, para o papel principal. O filme, com o título de O Culpado, estreou nessa sexta na Netflix.
O Culpado acompanha o policial Joe Bayler (Jake Gyllenhaal). Ele está obviamente sem paciência com aeu trabalho na central de chamadas de emergência 911. O problema é que Bayler foi punido e rebaixado, por isso vive sempre rabugento. Um dia, enquanto um incêndio florestal que vai se aproximando de Los Angeles, EUA, ele recebe uma chamada inusitada. A princípio uma mulher (Riley Keough) parece estar chamando seu filho. Só que na verdade está discretamente reportando seu próprio sequestro. Tentando encaixar cada detalhe vago que ela dá, Bayley precisa colocar a cabeça para funcionar para garantir sua segurança. Usa então todas as suas habilidades e intuição pra tentar resolver a situação. Mas a partir do momento que o crime começa a se revelar, mostrando sua verdadeira natureza, o psicológico do policial começa a se enfraquecer.
Já aviso que o filme não é fácil. A audiência fica presa ao personagem de Jake Gyllenhaal. Sofre as mesmas dúvidas e o mesmo desespero, além do sofrimento. Jake é ótimo sempre, mas fazendo personagens atormentados é ainda melhor. Outros atores, como Ethan Hawke e Riley Keough, só aparecem com suas vozes. Aliás, é preciso ressaltar o trabalho de Riley. Ela é outra que é sempre ótima, mas aqui só com sua voz consegue transmitir todo o medo e desespero da personagem que está sendo sequestrada. Paul Dano e o cunhado de Jake ( casado com irmã Maggie), Peter Sarsgaard são outros dois que participam somente com suas vozes.
O roteiro é de Nic Pizzolatto, de True Detective. E funciona bem para mostrar todos os problemas de Joe, e como todo o caso vai influenciar sua vida. No final, você estará bem tenso. Mas terá visto um belo suspense.
Eloísa conde
4 de outubro de 2021 às 9:09 pm
Arrasou!!! Vai ganhar o Oscar