Assim como Hitchcock e Tarantino, Steven Spielberg é uma grife de direção. Ao contrário dos outros dois, ele tenta diversificar os gêneros de seus filmes. E inclusive surpreende com algumas de suas escolhas. É o caso, por exemplo, de Amor Sublime Amor, remake do musical consagrado dos anos 60, que está nos cinemas – a crítica está aqui. Spielberg é com certeza um dos diretores mais talentosos da história. Existe um documentário excelente sobre sua vida e carreira de 2017 , com o título de Spielberg, disponível na HBO Max. Vale assistir. Hoje (18), o diretor completa 75 anos em plena atividade. Seu próximo filme, The Fabelmans, uma adaptação da história de sua vida, está em pós-produção. Vai estrear em 2022.
Alguns dos filmes do diretor estão entre os meus preferidos da vida, caso de Caçadores da Arca Perdida. Aqui eu selecionei os meus favoritos, e que estão disponíveis no streaming. Infelizmente dois deles não estão em lugar algum atualmente. Além da Eternidade e Ponte dos Espiões. E não, apesar de considerar um ótimo filme, O resgate do Soldado Ryan não está entre meus favoritos. Mas se você quiser assistir, ele está na Netflix, Paramount Plus, HBO Max, Telecine e Globoplay.
A Lista de Schindler – Telecine
Ganhou sete Oscars, inclusive filme e direção para Spielberg. Conta a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, comerciante no mercado negro. Oskar era também um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista. Era inclusive membro do próprio Partido Nazista. Apesar de que isso não o impediu de ser preso algumas vezes. Mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos. No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano. E assim fez o impossível. E conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. Belíssimo filme!
Jogador número 1 – HBO Max
Um filme moderno, divertido, repleto de referências à cultura pop. Num futuro distópico, Wade Watts (Tye Sheridan) prefere a realidade virtual de um jogo ao mundo real. Só que o criador do jogo, James Halliday (Mark Rylance), morre. É quando os jogadores terão que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual. E ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.
Jurassic Park – Parque dos Dinossauros – Netflix/ Amazon Prime/ Star Plus/ Telecine/ Paramount Plus
É difícil imaginar hoje o impacto que Jurassic Park teve quando foi lançado nos cinemas em 1993. Os dinossauros eram reais como nunca havia sido visto antes. Baseado no livro de Michael Crichton, mostra um parque construído por um milionário (Richard Attenborough). Só que ele tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a 65 milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um fóssil de um inseto. Tal fato possibilitou a criação dos animais em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo. Isso porque a experiência sai do controle de seus criadores. Tudo enquanto uma equipe de pesquisadores visita o local.
Caçadores da Arca Perdida – Telecine
Indicado a oito Oscars, é talvez o melhor filme de aventura da história do cinema. Para mim, inigualável. O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) precisa encontrar a Arca da Aliança. Esta é uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir o objeto. No meio do caminho, Indiana reencontra um amor do passado, Marion (Karen Allen).
The Post: A Guerra Secreta – Telecine
Excelente filme sobre os bastidores da política americana e a pressão sobre a imprensa. Indispensável! No filme, Kat Graham (Meryl Streep) é a dona do The Washington Post, um jornal que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe, sempre em busca de alguma grande notícia. É nesse momento que o New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã. Tudo com base em documentos sigilosos do Pentágono. O presidente Richard Nixon decide então processar o jornal com base na Lei de Espionagem. É quando os documentos chegam às mãos de Bradlee e sua equipe. E eles precisam convencer Kat sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.