Tenho um certo problema com filmes passados em manicômios. Talvez seja por causa da situação claustrofóbica, a impossibilidade de sair, nem sei ao certo. Por isso, acabei não assistindo As Linhas Tortas de Deus, que estreou há um certo tempo na Netflix. Mas, meu amigo José Augusto Paulo o viu, e adorou. Veja aqui a crítica dele:
As Linhas Tortas de Deus
Há uns anos, o episodio final de Lost acabou por gerar muito debate sobre o seu significado. Foram várias as postagens em redes sociais e os videos com as mais variadas explicações. Fazia tempo que não havia algo aparecido até o lançamento deste filme de Oriol Paulo ( de O Inocente) . Assim como fez Lost, gerou uma quantidade de postagens nos mais variados idiomas.
Baseado no livro de Torcuarto Luca de Tena, o filme me parece um resultado de como a indústria espanhola tem melhorado em muito suas produções. Especialmente para a televisão . Não so por seguir na popularidade do livro como também por adapta-lo para a tela de tal forma que até parece melhorar o final da história. Esta acompanha uma detective particular ( a bela Barbara Lennie – Todos já Sabem) que consegue ser internada em uma clinica psiquiátrica para poder investigar um suposto crime.
Digamos que o filme começa assim, mas a historia se desdobra, ganha outras nuances. Acaba sendo vista por diferentes ângulos, e vai surpreendendo até o final. O director da clinica (Eduard Fernandez – Todos já Sabem) parece suspeito… o marido da detective (David Selvas – Contratempo) também… Em quem confiar? Em quem não confiar? Pode ter certeza que as dúvidas serão várias quando o filme chega ao fim. Mas todas tem uma resposta adequada se prestarmos atenção em diversos detalhes. Sim, é um daqueles filmes em que vale a pena prestar bem atenção.
Bernat Bosch cria efeitos de imagem que ajudam muito a adicionar mistério à trama. A fotografia por hora inspira uma certa liberdade, e por vezes uma claustrofobia que vai de acordo com o texto. Este é enxuto, bem escrito, com diálogos eficientes. Interpretações bem pontuadas, cenas bem montadas criam o cenário ideal para jogar com nossas ideias sobre o que está realmente a acontecer na história. Talvez o melhor filme espanhol desse gênero dos últimos anos.