Quando você vê muitos filmes, como é o meu caso, já fica sabendo de cor boa parte dos clichês dos filmes de Hollywood. E agora, tem fala na Netflix um documentário de aproximadamente uma hora bem divertido que fala sobre o assunto. Se chama chama Clichês de Hollywood: O Cinema como Você Sempre Viu. Mostra boa parte deles. Ele é apresentado por Rob Lowe, que tenta fazer humor. Mas só demonstra o auge de sua canastrice. Só que isso não atrapalha a diversão.
Clichês de Hollywood chegou a ter uma exibição no Festival de Veneza. Nele, roteiristas, acadêmicos e críticos de cinema falam sobre os diversos clichés que acontecem dentro do mundo do cinema. Isso inclui os mais engraçados, estranhos e controversos que aparecem nas telas. Além da apresentação de Rob, vários atores, críticos, roteiristas e atores discutem o assunto. Entre os mais conhecidos estão Andrew Garfield, Andie MacDowell e Florence Pugh. Aliás, ela brinca, falando que um dos mais absurdos entre os clichês do cinema é o das mulheres que transam de sutiã. Rsrsrs, também acho ridículo!
Outros assuntos do documentário são os policiais rebeldes. E o princípio da Smurfette (de mulheres que são só um apêndice a serviço de personagens masculinos). Ou ainda o dos fofos das comédias românticas. Isso sem contar o efeito baguete. Ou seja, sempre acontece alguma coisa quando um personagem está carregando um pacote de compras com uma baguete. Isso sem contar a forma como os personagens negros foram descritos no cinema durante anos. Isso sem contar o grito Wilhelm…
No final, quem é cinéfilo sabe de tudo isso. Poderia ter ido mais a fundo se fosse uma série. Mas é divertido, e é sempre bom ver e rever tantas cenas que está no nosso imaginário.