Succession é um enorme sucesso de público e crítica. Já ganhou dois Emmys de melhor série de drama, e seu elenco já ganhou o SAG Awards. Isso fora as premiações de seus atores, como Brian Cox, Matthew Macfadyen, Cherry Jones, Rory Culkin e Jeremy Strong. Agora, neste domingo vai estrear no HBO e HBO Max, a quarta e última temporada da série. Eu já vi o primeiro episódio, e conto aqui o que você pode esperar…
Para quem não se lembra do episódio final da terceira temporada, Logan (Brian Cox) consegue evitar a tomada de poder de seus três filhos: Kendall (Jeremy Strong), Shiv (Sarah Snook) and Roman (Kieran Culkin). Isso graças a uma manobra de Tom (o sempre ótimo Matthew Macfadyen). O primeiro episódio começa com a festa de aniversário de Logan. Este agora só tem ao seu lado Tom e o primo Greg (Nicholas Braun). E enquanto a festa prossegue, Kendall, Shiv e Roman tentam mais uma vez derrotar o pai nos negócios. Isso inclui a participação muito divertida de Cherry Jones como Nan Pierce.
O que achei?
Confesso que tenho um pouco de dificuldade de gostar muito de Succession. Os personagens são todos amorais. Só desprezam os outros e querem derrubar alguém para conseguir mais poder. E essa temporada promete que isso estará ainda mais forte. Especialmente pelas cenas dos três irmãos querendo a qualquer custo “vencer” o pai. E isso fica claro com um diálogo afiado, cruel e irônico. Posso não gostar tanto, mas reconheço a qualidade.
Entretanto, o melhor momento para mim acaba sendo a parte final. Nele, há um reencontro entre Shiv e Tom, onde discutem o seu futuro. É triste, com muita mágoa porque as coisas não tem muito para onde ir – mas há um sentimento evidente. Para mim foi a parte que me manteve mais atenta. De qualquer maneira, o episódio todo tem aquele estilo irônico, estridente que o público da série adora.