Sim , já acabou a primeira metade do ano. E enquanto entramos na segunda metade – com esperança de tempos melhores -, eu gosto, como de costume de fazer uma revisão do que mais me impressionou no primeiro semestre. Isso inclui, filmes, séries, animações, novas temporadas. Então se você perdeu alguma coisa, fica aqui a minha dica. para ler a minha opinião sobre os filmes e séries é só clicar no título de cada um deles.
Filmes
Belfast – Now
Eu vi no cinema, e era meu preferido na corrida do Oscar (sem comentários sobre a vitória de No Ritmo do Coração). Kenneth Branagh se supera como diretor ao contar uma história simples e inspirada na sua infância. A fotografia, a trilha sonora, as atuações – tudo primoroso.
O Peso do Talento – Cinema
Quem diria que Nicolas Cage iria dar a volta por cima – e ainda tirando sarro de si próprio. Ele faz o papel dele mesmo nessa aventura hilariante. Certeza de muitas risadas. Ainda não está disponível no streaming no momento. Mas quando estiver corra pra ver!
O Soldado que não Existiu – Netflix
O filme, que é baseado numa história real, e num filme dos anos 50, é uma espionagem deliciosa de ver. Colin Firth, que também esteve na série A Escada (HBO Max), vive um grande momento como ator.
Kimi: Alguém está escutando – HBO Max
Um filme de suspense/ação tão bem feito, e simples ao mesmo tempo, mantém a atenção todo o tempo. Dirigido por Steven Soderbergh, tem um toque diferenciado, e um timing perfeito. Faz tempo que tinha visto um filme do gênero que me surpreendesse tão positivamente.
A Tragédia de Macbeth – Apple TV Plus
Visualmente o filme é estupendo, com seus cantos escuros, um minimalismo incômodo e totalmente perfeito. Os diálogos são em inglês antigo. Mas é maravilhoso de ver esses atores dizendo essas palavras de maneira tão dramática e eficiente. Denzel Washington, indicado ao Oscar, arrasa.
Menções honrosas para sequências
Downton Abbey 2: Uma Nova Era – Cinema
Eu vi no cinema, e infelizmente ainda não está disponível no streaming no momento. Mas é um triunfo para todos aqueles que amam a série – como é o meu caso. Prepare-se para rir, chorar e se deslumbrar.
Top Gun : Maverick – Cinema
Maior bilheteria da carreira de Tom Cruise, a sequência do filme dos anos 90 tem cenas aéreas que , é claro, são sensacionais. Mas, para mim, a parte dramática e de conflitos acaba sendo muito mais interessante. E, claro, a melhor e mais emocionante sequência tem a participação de Val Kilmer, o Iceman do original. O filme ainda está em cartaz nos cinemas.
Séries
A Serpente de Essex – Apple TV Plus
A história da serpente na verdade é uma mera desculpa para descrever a luta entre religião e ciência. Mas, além disso, é claro, há amores aparentemente impossíveis, problemas sociais, violência contra a mulher. O roteiro apresenta vários caminhos, e no final, acaba finalizando com uma grande história romântica. Adorei!
Obi Wan-Kenobi – Disney Plus
Uma grande homenagem à toda a saga de Star Wars. E com isso já tem um lugar especial nos corações dos fãs. Ewan McGregor faz uma ponte ponte perfeita entre o jovem Obi Wan da trilogia inicial, com o velho senhor de Uma Nova Esperança. A série ainda detalha a relação entre ele e Leia de maneira adorável.
Dopesick – Star Plus
Michael Keaton já ganhou vários prêmios por sua atuação na série, que mostra os bastidores de uma grande tragédia provocada pela indústria farmacêutica americana. A história traz uma revolta atrás da outra. Desde a corrupção, a ganância, a falta de informação, até a completa falta de empatia com o drama dos outros. Há uma quantidade infindável de informação sobre o que ocorreu. É terrível, mas muito bem feita.
The Offer – Paramount Plus
Para alguém como eu, que adora essas histórias de bastidores, o filme é um prato cheio. Ainda mais se tratando da saga de O Poderoso Chefão, que tem milhões de detalhes. A direção de arte que recria a época dos anos 70 é perfeita. E ainda Matthew Goode simplesmente sensacional como o chefão do estúdio, Robert Evans.
The Thing about Pam – Star Plus
Mais uma transformação sensacional de Renée Zellweger. A crítica americana odiou, mas eu gostei muito dessa história completamente doida de uma mulher sem escrúpulos que mata e mente. E é baseada em fatos reais tá?
Novas temporadas de séries excelentes
Bridgerton – Netflix
Gosto demais dessa série, mas achei que essa segunda temporada foi ainda melhor qua a primeira. As cenas cheias de sexo sobre as descobertas de Daphne agora são substituídas por um jogo de sedução que vai queimando pouco a pouco. A série também desenvolve mais personagens que vão ter seu próprio momento de estrela em próximas temporadas: Pen, Eloise e Benedict.
Euphoria – HBO Max
Eu confesso que também gostei mais da segunda temporada do que da primeira. Foi mais excessiva, mas sempre provocativa. Fica mais claro aqui a visão quase maníaca de Sam Levinson, o criador. E conquistou totalmente o público. Entre as séries mais vistas da HBO, só perde para Game of Thrones.
Only Murders in the Building – Star Plus
Somente dois episódios da segunda temporada foram exibidos até agora. Mas já se percebe que o humor inteligente, cheio de referências e participações especiais que foram o ponto alto da primeira temporada, vaõ continuar marcando presença. Adoro!