Eu adoro comer (rs) e filmes sobre comida. Quem não? Rsrs! Por isso fiquei bem curiosa para assistir O Menu, cujo trailer saiu agora. Só o elenco já é incrível. Ralph Fiennes, Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult, Janet McTeer, John Leguizamo, Judith Light, só pra citar alguns. E na história, um casal (Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult) viaja para uma ilha costeira para comer em um restaurante exclusivo. Lá o chef (Ralph Fiennes) preparou um cardápio farto, com algumas surpresas chocantes. Veja o trailer:
Parece bom né? Mas enquanto a gente espera a estreia (deve chegar em novembro), tem aqui alguns filmes que se passam no universo da cozinha, e que estão no streaming:
Paris pode Esperar – Amazon Prime Vídeo
Anne (Diane Lane) está casada com o produtor de cinema Michael (Alec Baldwin). Ele a ama muito, mas não tem tempo para dedicar à esposa. Por isso, no trajeto de Cannes até Paris, Anne é acompanhada pelo sócio de seu marido (Arnaud Viard). O trajeto deveria demorar sete horas. Mas ao longo de várias paradas, eles passam a se conhecer melhor enquanto apreciam as paisagens e a culinária francesas.
Sem Reservas – Netflix
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade. Isso faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando tem que trabalhar com Nick (Aaron Eckhart). Este é um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo, Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin) . Ela é sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.
Julie e Julia – Paramount Plus
Em 1948, Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, Mastering the Art of French Cooking. Ao longo deste período, Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.
Pegando Fogo – Netflix e Paramount Plus
Bradley Cooper faz um chef estrelado, que teve que se afastar das cozinhas por seu envolvimento com drogas e por seu comportamento de diva. Agora, depois de se recuperar, ele resolve voltar a Londres, determinado a se reerguer novamente, e montar um novo restaurante. No caminho, ele encontra pessoas que prejudicou de alguma maneira no passado, além de uma bela sub-chef (Sienna Miller). A história da produção desse filme começa em 2007, quando David Fincher esteve ligado ao projeto que seria estrelado por Keanu Reeves. Mas o filme só conseguiu ir para frente depois que Bradley Cooper, hoje tão poderoso em Hollywood, aceitou fazer o papel principal, com John Wells (Álbum de Família) na direção.
Ratatouile – Disney Plus
Remy ( voz original de Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia. Além disso há o fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano)m. Este é um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria. Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinha.
Abe – Netflix
Abe (Noah Schnapp) é um menino de 12 anos que mora no Brooklyn com a mãe judia e com o pai palestino. Para manter sua família unida apesar das diferenças, o jovem resolve se dedicar à gastronomia. É quando torna-se aprendiz e amigo de Chico (Seu Jorge), um chefe brasileiro. O filme é adorável.
Chef – Amazon Prime e Globoplay
Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles. Mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral. Isso lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. Desafio você a não ficar com água na boca com o sanduíche cubano do Chef.
Comer Rezar e Amar – Netflix
Liz (Julia Roberts) sai da zona de conforto, se divorcia, arruma as malas e parte para uma viagem de um ano rumo à Itália, Índia e Indonésia. Na bagagem, um objetivo: autoconhecimento e, consequentemente, paz interior. Em seu primeiro destino, a Itália, a jornalista conhece os prazeres da gastronomia durante quatro meses regados a massas, sorvetes e vinhos. Na Índia, busca a devoção e descobre o poder da oração em um ashram hindu, onde aprende a meditar e a encarar os próprios problemas. Liz encontra em Bali, na Indonésia, seu último destino, o equilíbrio que procurava e um novo e inesperado amor.
Gosto se Discute – Star Play
Tem filme brasileiro também na lista. Augusto (Cassio Gabus Mendes, também produtor) é o famoso chef de um restaurante que já viveu dias de glória. Só que agora precisa lidar com a decadência, enfrentando até a concorrência de um “food truck” recém-instalado do outro lado da rua. Para piorar, um banco, sócio do restaurante, envia uma auditora, Cristina (Kéfera Buchmann). E ela quer promover uma verdadeira revolução no local. Desafiado, o chef tem que provar que ainda está em forma. Mas, a coisa se complica quando o stress acaba provocando a perda do seu paladar, justamente na hora que precisa criar o novo cardápio.