Vincent Cassel e Berenice Bejo estão arrasando no red carpet do Festival de Cannes 2022 promovendo suas novas produções. Mas hoje (25) está estreando nas plataformas digitais por aqui um filme delicioso chamado Um Brinde ao Sucesso. Ele fala sobre sucesso, e principalmente sobre inveja. Está disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.
Léa (Bejo), Marc (Cassel), Karine (Florence Floresti) e Francis (François Damiens, de A Família Bélier) são dois casais amigos de longa data. A harmonia do grupo é colocada à prova quando Léa, a mais discreta delas, escreve um romance. E este logo torna-se um best-seller. Seu sucesso inesperado desperta mudanças na relação com todos ao seu redor. Com inveja, Karine e Francis tem certeza que são mais talentosos e criativos que a escritora. E provocam situações bizarras para apresentar seus talentos. Já com o Marc, Léa precisa enfrentar uma crise no casamento gerada pelo ciúme e o ressentimento.
O que achei de Um Brinde ao Sucesso?
Léa é um personagem sensacional. Todos caçoam dela desde sempre, especialmente por causa de sua indecisão. Logo numa das primeiras sequências, num jantar com o marido e o casal de amigos a escolha de uma sobremesa é motivo de discussão infindável. Nem o garçom, feito por Bruno Gouery, de Emily em Paris, aguenta. Mas Léa leva tudo numa boa, até que comunica a todos que está escrevendo um livro. Todos duvidam de sua capacidade. Acham que não vai dar certo. Só que quando dá, a inveja assola todos eles.
O marido vivido por Vincent Cassel não suporta que sua “gatinha” ganhe um bom dinheiro, e seja reconhecida nas ruas. Afinal, ele começa a não ter mais o poder sobre ela. Karine, a melhor amiga, é tudo menos isso. Se acha o máximo, e que sempre será muito melhor que Léa em qualquer coisa. E quando percebe que não é, se dedica a diminuir a amiga a qualquer custo. Já Francis, marido de Karine, é aquele que tenta viver em harmonia com as escolhas de todos, especialmente com a chata da mulher.
Enquanto tentam a todo custo convencer Léa a volta r a ser a “bobinha” do grupo, esta – sem inveja de ninguém – vai em frente. Se torna cada vez mais bem sucedida, o que desperta a revolta e a ira dos demais. O filme tem um roteiro ótimo, o que é muito difícil de ver hoje em dia. Quem nunca teve um parceiro que tentava a todo o custo diminuir você? Ou uma “amiga” que não suportava ver seu sucesso? O filme mostra isso com maestria. E claro, conta com um elenco maravilhoso, que compreende totalmente esses personagens. Recomendo, vale um aluguel ou compra!