Ryan Murphy já deixou bem claro que adora uma história real. É só lembrar das três temporadas de American Crime Story, Feud e até o recente sucesso, Dahmer. Bem-vindos à Vizinhança, da Netflix, deixa claro desde o primeiro frame que também se baseia em uma história real. Mas que também toma várias liberdades. De qualquer maneira, é um suspense que você vê facilmente. Ainda mais porque tem somente sete episódios. Eu gostei.
A história foi publicada em 2018 na New York Magazine. Tem a autoria de Reeves Wiedeman. É preciso deixar claro que é apenas uma inspiração. Na série, o casal Nora e Dean Brannock esgota suas economias para comprar a casa dos seus sonhos nos subúrbios. Logo após se mudarem, os Brannocks começam a receber cartas misteriosas de alguém que se intitula Vigia. Nelas, ele promete ficar de olho na casa e em seus novos moradores. Logo, mais e mais incidentes perturbadores acontecem à família. Enquanto isso, a lista de suspeitos cresce. Mas, os Brannocks estão determinados a descobrir quem é o Vigia.
Nas mãos de Ryan Murphy, Bem-Vindos à Vizinhança mistura detalhes de novela com suspense. O pôster vende a ideia de um filme de terror. Mas trata-se mais de um terror psicológico, sem fantasmas e coisas do gênero. Mas, com túneis, passagens secretas, e gente estranha. Você acaba ficando totalmente envolvido no desespero da família. Especialmente por causa do talento de Bobby Cannavale e Naomi Watts. Apesar de que você tem que acreditar que aquele casal informado e inteligente compraria uma casa daquelas – enoooorme – sem fazer uma pequena pesquisa sobre o histórico dos moradores. Além disso, nesses casos, sempre me pergunto quem vai fazer a faxina de uma mansão daquelas, rsrs.
A vizinhança e as pessoas que cercam a família são todos assustadores. Especialmente a louca feita por Mia Farrow, e o casal de veteranos que se veste de maneira igual. Enquanto assistia a interpretação da ótima Margo Martindale, não pude deixar de pensar na Sra. Kravitz, de A Feiticeira, rsrs. Mas do lado mal, claro. A interpretação – sempre igual diga-se de passagem – de Jennifer Coolidge já entrega um pouco qual será seu papel nessa história. Muito forçada. A série ainda tem uma participação de Michael Nouri – lembra dele de Flashdance?
É bom avisar que o final de Bem-Vindos à Vizinhança é aberto. Até porque até hoje não se sabe quem é O Vigia. Li em algum lugar que isso vem deixando a audiência muito revoltada. Entretanto, é como na vida real, nem tudo é explicável. E adorei a forma como fecharam a história…
Márcio pinheiro
19 de outubro de 2022 às 3:39 pm
Comecei a assistir é só terminei no último. Não conseguia parar pois era suspense do início fim, não esperem TERROR, como anuncia, apenas suspense de prender a atenção
Eliane Munhoz
20 de outubro de 2022 às 1:56 pm
Exatamente!