O sucesso de Bridgerton fez com que várias produções seguissem o mesmo caminho. Ser inclusiva, com várias raças personificando lordes ingleses, e alta sociedade. E ainda usando uma linguagem moderna, com apelo a um público mais jovem. Foi assim com Sanditon, com A Idade Dourada, com o filme A Lista do Sr Malcom. E a nova série Os Bucaneiros, da Apple TV Plus, segue o mesmo caminho. É uma delícia de ver. Os três primeiros episódios estrearam hoje (8), e os demais chegarão um a cada semana. Posso dizer que a série já está entre as melhores do ano.
Os Bucaneiros se baseia no romance do mesmo nome de Edith Wharton. A BBC já tinha produzido uma minissérie sobre a história em 1995, com Carla Gugino fazendo o papel principal (infelizmente indisponível no streaming). A nova minissérie tem a mesma luz, as mesmas cores vibrantes de Bridgerton. Tudo começa nos anos 1870, com o casamento de Conchita em Nova York. Ela vai se mudar para Londres após se casar com um lorde, e convida as quatro melhores amigas para visitá-la. Lá elas participarão de eventos, e tentarão encontrar um marido (e um título). O problema é que ao aterrissarem em solo britânico, elas irão se deparar com um choque cultural devido à tradição inglesa da época. E claro, terão várias situações com amor e paixão envolvidos.
O que achei?
Eu já vi a série completa (obrigada Apple TV Plus!) e amei! A grande diferença com Bridgerton é que as situações do amor aqui tem um ângulo mais pragmático, e até um tanto cínico. O casamento não significa o “felizes para sempre” (como não é na vida real). E apesar de haver histórias de amores, o que impressiona mais é a amizade das cinco – mesmo que até essa passe por alguns percalços. Além disso, todas as mulheres entendem os problemas que as outras enfrentam com homens fracos, dominados por sua sede de poder. E, também cada personagem principal tem o que grande segredo, que acabará sendo descoberto em algum momento.
E o elenco é uma atração à parte. No papel principal está Kristine Froseth (Nan), de The Society e de The First Lady. Ela está ótima passando uma doçura e determinação incomuns. Outro rosto conhecido entre as amigas é o de Alisha Boe (Conchita) – que brilhou em 13 Reasons Why – e não é diferente aqui! E ainda estão no elenco Christina Hendricks, de Mad Men; Josh Dylan, de Mamma Mia 2; Simone Kirby, de His Dark Materials; Adam James, de Belgravia. E até Mia Threapleton, filha de Kate Winslet.
No final, Os Bucaneiros é um pouco de tudo (mas o título deveria ser As Bucaneiras). É para quem gosta de romances históricos, um manifesto feminista sobre amizade, um romance gostoso (ou vários). Especial para quem gosta de música atual, com canções de Taylor Swift, Olivia Rodrigo, entre outras. E também uma daquelas séries com uma produção muito rica, mas que também tem conteúdo, não somente forma. Aliás, adorei o final inesperado, que deixa uma porta escancarada para uma segunda temporada. Mal posso esperar!