Todo ano , eu faço uma listinha das melhores coisas (filmes e séries) que assisti na primeira metade do ano. Muitos são filmes do Oscar, e vários, assumo, não estão na lista de muita gente. Mas eu gostei – boa parte deles deverá estar na minha lista de melhores do ano. Saiba aqui um pouco mais sobre eles e também onde assistir.
8 – Império da Luz – Star Plus
Com direção e roteiro de Sam Mendes, Império da Luz trata sobre a conexão humana e a magia do cinema. Hilary (Olivia Colman, indicada ao Globo de Ouro) é uma gerente de cinema deprimida, que trabalha no Império (Empire). Tudo durante a época da recessão britânica de 1981, que causou desemprego e problemas sociais no país. Hillary tem um emprego simples, vender ingressos, checar os ingressos, limpar as salas e etc. Ao seu lado, outros empregados: um gerente mal-humorado e pomposo, Sr. Ellis (Colin Firth), o dedicado projecionista Norman (Toby Jones) e os assistentes Neil (Tom Brooke) e Janine (Hannah Onslow).
Mas Hilary cada vez mais entra em um profundo estado de solidão e tristeza, mesmo em tratamento. É quando o Império contrata um novo vendedor de ingressos, Stephen (Micheal Ward, indicado ao BAFTA), um jovem negro que tem uma conexão instantânea com Hilary. O filme era uma grande aposta para a temporada de premiações deste anos, mas não atingiu seu objetivo. Somente recebeu uma indicação ao Oscar de fotografia. Foi pouco.
7 – O Pior Vizinho do Mundo – HBO Max
Virou moda falar mal de Tom Hanks. Mas eu acho que ele está sensacional em O Pior Vizinho do Mundo. Trata-se de uma refilmagem de um filme sueco chamado Um Homem Chamado Ove, que foi indicado não só na categoria de filme estrangeiro como também na de melhor maquiagem. Sinceramente acho a refilmagem melhor e mais emocionante.
A história é basicamente a mesma. A diferença é que o diretor Marc Foster (de Quantum of Solace) aqui faz algo mais doce, mais numa veia de Frank Capra. Aqui, Otto é o vizinho chato, que tenta se matar, mas nunca atinge seu objetivo. Ele inferniza todos os vizinhos de um pequeno condomínio de casas. Reclama de quem estaciona na frente das casas, é ríspido com aqueles que simpaticamente tentam lhe desejar bom dia. Tudo muda quando uma nova família se muda para a frente de sua casa. A vizinha grávida fofa não se deixa intimidar com a fachada ríspida de Otto. E vai conseguindo se aproximar dele.
6 – Dungeons and Dragons: Honra entre Rebeldes – Now
Chris Pine, com o charme de sempre, faz o papel de um cara que foi preso junto com sua amiga (Michelle Rodriguez) após um roubo que não deu certo. Um ano depois, ele sai em busca da filha para reconquistar o seu amor. E para isso, terá que embarcar em uma missão para resgatar uma relíquia mágica ao lado dos mais improváveis companheiros. Para quem é fã, segundo soube, há um monte de referências (inclusive à Caverna do Dragão). E para quem, que como eu, não conhece nada sobre o assunto, também há homenagens à vários momentos cinematográficos de fantasia. Isso inclui O Senhor dos Anéis, Game of Thrones, O Sétimo Filho, Star Wars, Labirinto, e até produções mais modernas como Caça-Fantasmas, Maze Runner e Onze Homens e um Segredo. Diversão das boas, com muita aventura e humor.
5 – Entre Mulheres – Now
Já aviso que não é um filme fácil. É um filme pequeno, difícil, teatral. A grande maioria provavelmente vai detestar, mas é importante assistir. E seu final é sensacional. Entre Mulheres se baseia no livro homônimo de Miriam Toews. Este se inspirou em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia. O filme mostra as mulheres da comunidade religiosa menonita, que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Elas descobrem quem são os homens que usam anestésicos para drogar e estuprar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos. Resolvem então denunciar estes homens, mas os demais pagam a fiança, demonstrando que elas estão sozinhas em sua revolta.
E a coisa fica pior porque é tradição da comunidade manter a mulher em um estado sem educação, sem escolaridade e analfabetismo. Mas elas resolvem se juntar para conversar entre mulheres para resolver o que deverão fazer: lutar, fugir ou aceitar as coisas como são. Foi o vencedor do Oscar de melhor roteiro.
4 – Nada de Novo no Front – Netflix
O filme, que está na Netflix, é uma produção alemã, que se baseia no livro de Erich Maria Remarque. Este tem como base as próprias experiências do autor durante a I Guerra Mundial. A história segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller. Eles se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico, durante a I Guerra Mundial. Mas isso é rapidamente se dissipa quando eles enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram. No entanto, em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim. E com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã. Foi vencedor dos Oscars de filme estrangeiro, fotografia, trilha sonora, e design de produção.
3 – Os Fabelmans – Now
Filme baseado na infância e juventude do diretor Steven Spielberg. A história mostra a infância do pequeno Sammy Fabelman que se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver o filme O Maior Espetáculo da Terra. Já adolescente e morando com os pais no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Mas várias mudanças o esperam. Especialmente quando o jovem descobre um segredo de família. É então que ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Com duas horas e meia de duração, o roteiro faz com que nos sintamos parte dessa família. É um filme muito bem feito, com detalhes técnicos perfeitos. Do jeito que Spielberg sabe fazer. E assim , vai fazer você rir e se emocionar.
2 – Air – A História por Trás do Logo – Prime Vídeo
Air – A História por Trás do Logo tem uma ótima história – verdadeira. Um grande elenco em ótima forma. Uma reconstituição de época perfeita. E ainda uma trilha sonora deliciosa para todos que amam os anos 80. Vale ser visto. O roteiro se baseia na história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. Só que as coisas não estão fáceis. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980, quando Jordan estava começando. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E como o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
1 – Babilônia – estreia no Telecine/Globoplay no dia 13/07
O filme segue o caminho de quatro personagens nos final dos anos 20 em Hollywood. Manny (Diego Calva) é um faz-tudo que busca uma oportunidade na indústria. Jack (Brad Pitt) é o maior astro de Hollywood, que vive a vida com tudo que ela pode lhe oferecer. Sidney (Jovan Adeppo) é um músico de jazz que transita por todas as festas locais. E, claro, há Nellie (Margot Robbie). Ela busca uma oportunidade, porque sabe que tem tudo para ser uma estrela. As vidas deles vão se cruzar num ambiente de mudança. Isso porque os filmes começarão a falar, e a censura está à espreita. Tem a direção perfeita de Damian Chazelle (La La Land), e ainda Brad Pitt e Margot Robbie simplesmente perfeitos. E tem um monte de referências e inspirações que fazem a festa para quem, como eu, é uma estudiosa dessa era do cinema.