A Espanha tem feito umas produções policiais bem interessantes que, graças ao streaming, podemos conhecer hoje em dia. Essa semana assisti Infiesto, que tem feito grande sucesso na Netflix, me foi recomendada por uma amigo. Parte de um princípio interessante. A ligação de mortes por um serial killer com os primeiros dias da pandemia.
Tudo começa no primeiro dia de lockdown na Espanha. Só lembrando que o país foi um dos mais atingidos naquela primeira onda da pandemia. Naquele momento, dois detetives são chamados a uma pequena cidade mineira nas montanhas das Astúrias. Lá, uma jovem que foi dada como morta por meses reaparece. E deixa os dois investigadores se perguntando quais forças das trevas eles estão enfrentando. Enquanto o mundo desmorona e tragédias pessoais atingem todos os lugares, não demora muito para os detetives perceberem que o vírus pode não ser a única força terrível em ação.
O que achei?
Eu gosto de histórias de serial killers, já assisti um monte delas. E o fato do filme juntar o medo de todos no início da pandemia ainda deixa tudo mais tétrico. A direção de arte e a fotografia são sensacionais. Deixam uma sensação de medo, de frio, de suspense. Há muito do clima de True Detective. Mas, no final, o que mais vinha à minha lembrança era a trilogia de Baztan. Os três filmes – muito bons – também estão disponíveis na Netflix.
O fato da história se passar naquele momento também faz com que tudo seja visto sob um novo prisma. Seja a falta de apoio dos policiais, ou ainda a motivação do vilão. Isso é positivo. Mas, de resto, segue a fórmula mais do que conhecida. Dois detetives, um homem, uma mulher. Um cínico, outro crente. E eles fazem várias besteiras, como deixar um suspeito livre depois da desculpa mais esfarrapada. E claro, vão sempre sozinhos para lugares mais do que perigosos.
Confesso, entretanto, que o destino de um dos personagens principais me surpreendeu. Ou seja, no final, Infiesto é ok. Têm seus pontos positivos, mas a história segue muito uma velha cartilha. Mas, creio que muita gente vai embarcar sem problemas na trama…