Filmes sobre relacionamentos proibidos do passado entre mulheres tvem ganhando cada vez mais espaço no cinema. Recentemente, tivemos o francês Retrato de uma Jovem em Chamas, que foi bem premiado e está no Telecine. Teve também Amonite, com Kate Winslet e Saoirse Ronan, disponível nas plataformas digitais. E sem esquecer Fale com as Abelhas, que apesar de se passar num período mais recente, também tem esse tema, e também está em video on demand. Agora, mais um está disponível nesses canais. É Um Fascinante Novo Mundo, com Katherine Waterston e Vanessa Kirby.
Baseado no livro de Jim Shepard, o romance se passa na fronteira da América no século 19. Abigail (Waterston) é a mulher de um fazendeiro. Ela vive uma vida de tristeza, especialmente por causa da perda da filha. Tudo muda quando conhece sua nova vizinha Tallie (Kirby). Logo de início, elas se vêem unidas por uma forte conexão. Juntas elas começam a preencher um vazio que não sabiam existir. Mesmo que isso comece a levantar suspeitas de seus maridos.
A crítica
Já aviso com antecedência que o filme é lento. O inicio, mostrando a história de Abigail e do marido dá sono. Mesmo com as lindas, mas tristíssimas paisagens da Romênia (onde foram feitas as locações). Confesso que me deu sono. As coisas começam a melhorar com a chegada de Tallie. Vanessa Kirby usa todo o seu charme, sensualidade e beleza para “bagunçar” tudo. A história, a cabeça de Abigail e a de seu marido, que não se conforma com a falta de atenção. E ela ainda usa uma linda peruca ruiva, que parece saída do desenho Valente, da Disney. Rsrs! Não resisti, mas ela está incrível.
A sua presença fogosa ainda demonstra mais a tristeza, e o vazio, quando ela está ausente. A narração, feita num tom de voz que não muda por Katherine Waterston, faz com que você não se envolva totalmente com a história. Especialmente com toda a melancolia de Abigail. Nos tempos deprimentes em que vivemos, é demais. E não só isso, por mais que as atrizes sejam bem sucedidas em demonstrar a química entre Abigail e Tallie, a direção parece querer jogar uma água gelada na história a todo momento.
Essa falta de ardor, de paixão do roteiro só me faz suspeitar aquilo que sempre penso. Casey Affleck, além de fazer o papel do marido de Abigail, é também produtor. Não me surpreenderia se esse vazio do filme tivesse uma influência dele. Ele adora atuações vazias, sem emoções, sem cor. Como a que tem aqui, e dá o tom de Um Fascinante Novo Mundo.
Um Fascinante Novo Mundo está disponível para aluguel e compra no Apple TV (iTunes), Google Play e Microsoft Films &TV (Xbox). E também exclusivamente para aluguel no Looke, NOW, SKY e Vivo Play