O romance clássico Nada de novo no front foi escrito pelo alemão Erich Maria Remarque a partir das lembranças da sua participação na I guerra mundial. Foi publicado primeiramente em folhetim e, em 1929, em livro. O romance pacifista atingiu um sucesso imediato, vendendo 500 mil exemplares somente na Alemanha. Pela primeira vez, houve um tratamento radicalmente pacifista à experiência da guerra. Por essa razão, o livro é considerado o fundador do caráter pacifista da moderna literatura ocidental. Essa história virou um filme alemão, com o mesmo título, que vai estrear na Netflix no dia 28. O trailer saiu hoje (20).
Na história, Paul Baumer é filho de uma humilde família alemã durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Convencido de seu dever patriótico por adultos e professores, abandona os bancos escolares. Logo se junta às trincheiras de soldados alemães. Em pouco tempo, Paul se vê cercado por um ambiente de horror. Vê meninos como ele perecerem. E logo percebe que trocou a sua juventude por uma única e cruel certeza: a do absurdo da guerra, esteja-se do lado que se estiver.
Esta versão alemã conta com Daniel Bruhl no elenco. A direção é de Edward Berger, da série Patrick Melrose, com Benedict Cumberbatch. Hollywood fez duas versões bem famosas dessa história. A primeira, com o título de Sem Novidades no Front, é um grande clássico de 1930, que ganhou o Oscar de melhor filme e diretor (Lewis Milestone). A outra famosa é uma versão feita para a TV. Em 1979, Richard Thomas, de Os Waltons estrelava como Paul. A direção é de Delbert Mann.
Nos tempos em que vivemos, essa história continua a ser importante e relevante.