De vez em quando gosto de dar uma chance ao acaso e tentar um filme ou uma série que nunca tinha ouvido falar. Estava buscando um série curtinha na Netflix, e me deparei com a norueguesa Noite de Verão. Já achei interessante, já que a maioria das séries nórdicas se passa no meio do frio, rsrs. Outra coisa me chamou a atenção. A atriz principal é a premiada Pernilla August, que fez filmes com Ingmar Bergman (um deles o adorável Fanny e Alexander) e também um Star Wars – o Ameaça Fantasma (como Shmi Skywalker). A minissérie tem cinco episódios de cerca de meia hora, então dá pra ver em uma noite – e vale a pena!
É o solstício de verão, ou o mais longo dos dias. O casal Carina e Johannes, juntos há mais de 30 anos, convida toda a família e amigos para comemorar o começo do verão em sua casa de praia. Só que todos tem vários segredos. E estes começarão a ser revelados durante todo o dia/noite. E isso pode transformar a confraternização em uma verdadeira avalanche de confusões.
O que achei?
Antes de falar da história e dos atores, é preciso dizer que a cenografia é belíssima. Toda a ação se passa na casa à beira de um lago, e as cores saltam aos olhos. Tem cara de verão, mesmo que seja norueguês (no final todo mundo está de casaco, rsrs). É também interessante conhecer essa tradição local em que as famílias se reúnem para celebrar o verão com comidas especiais, brincadeiras e música. No que diz respeito ao roteiro, é muito inteligente, pegando histórias paralelas da família/ amigos e cruzando todos elas. Em alguns momentos, é até surpreendente. Especialmente porque não faz concessões esperadas, afinal, não é uma produção norte-americana, rsrs.
E o elenco é todo muito especial. Especialmente o casal central (Pernilla August e Dennis Storhol). Mas é preciso também ressaltar o trabalho dramático de Amalia Holm (Hanne). Ela é aquela que tem mais segredos, e provavelmente a que mais sofre com eles. Vale conhecer essa série que mostra a intimidade de uma família onde as coisas estão muito longe das certezas que muitos apregoam.