Eu adoro histórias que se passam dentro de aviões. Aquela situação na qual você não tem onde fugir, dá sempre margem para ótimas histórias. E o cinema têm várias. Além dos filmes da franquia Aeroporto, me vem à mente Con Air, Air Force One, Sem Escalas, Passageiro 57 e até Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu. Agora a Apple TV Plus criou Sequestro no Ar, com Idris Elba. O último episódio da temporada ficará disponível nessa quarta (2) no serviço. Eu já vi – e posso dizer que gostei bastante!
Idris é Sam Nelson, um negociador de sucesso no mundo empresarial que está num voo entre Dubai e Londres que foi sequestrado. Com isso, ele precisa usar toda a sua habilidade para tentar salvar a vida dos passageiros durante o voo de sete horas. Paralelamente, em terra, uma equipe descobre aos poucos a extensão do problema. Archie Panjabi, de The Good Wife, é Zahra Gahfoor, que se torna parte da investigação, que envolve o governo britânico.
O que achei?
Sequestro no ar se passa em tempo real – 7 horas de voo em 7 episódios. Com isso, é claro que há episódios melhores do que outros. Mas, de qualquer maneira, a série mantém o suspense – e a sua atenção – todo o tempo. Mesmo que a história seja totalmente improvável e impossível, rsrs. A alternância entre o que acontece no avião, no sistema de segurança em terra, com a família de Sam, também é eficiente. O final tem um momento dispensável ao final – aquele último susto – que seria dispensável. Mas tudo bem.
Tudo funciona porque há um astro com o carisma de Idris Elba no comando. Na vida real, ele seria o primeiro a ser morto, rsrs. Mas como é o Idris Elba, a gente acredita que ele consegue manipular todo mundo. Só que não é só ele que funciona. O elenco de apoio é ótimo, com destaque para Eve Myles, como Alice, a coordenadora de voo, que percebe que há algo errado. O interessante é que há espaço para todo mundo brilhar – e cada personagem é bem definido, por menor que seja sua participação na história.
Sequestro no Ar é uma daquelas séries curtinhas, que contam uma história de maneira eficiente. Vale ver!