Talvez muita gente hoje não saiba quem são Lucille Ball e Desi Arnaz. Mas Being the Ricardos/ Apresentando os Ricardos , que estreou nessa quarta na Amazon Prime, provavelmente vai sanar isso. Os dois, casados na vida real, eram os protagonistas da série de maior sucesso dos primeiros tempos da TV americana, I Love Lucy. Infelizmente não achei a série clássica em lugar algum do streaming. Mas é possível ver vários episódios no YouTube. Lucille sabia como fazer comédia como ninguém, e isso continua atual até os dias de hoje. O filme, dirigido e roteirizado por Aaron Sorkin (que eu adoro), é uma homenagem, um reconhecimento desse talento enorme.
O filme se passa durante o período de uma semana na vida de Lucille e Desi, feitos por Nicole Kidman e Javier Bardem. É durante esse tempo que os dois são ameaçados por chocantes acusações pessoais, uma difamação política e tabus culturais no drama de bastidores. Ao mesmo tempo, revela a complexa relação romântica e profissional do casal. Tudo durante uma semana de tensão constante durante produção de um episódio de I Love Lucy.
O que achei do filme?
O filme deixa claro vários pontos. O grande amor e paixão que unia Lucy e Desi. Como ela tinha talento para a comédia, e como lutou para chegar onde chegou. E ainda como Desi tinha jeito e expertise para lidar com negócios. Também é um grande painel de uma época. Era quando não se podia falar a palavra grávida na TV, quando havia uma caça às bruxas sobre quem poderia ser comunista (rs). O filme mostra tudo isso, com uma direção de arte primorosa. Aaron Sorkin ainda opta pelo interessante caminho de usar um contexto que parece o de um documentário. Assim atores assumem o papel de personagens que falam sobre a época. Achei brilhante. Para quem, como eu, gosta de pesquisar e conhecer mais sobre a era de ouro de Hollywood, é como estar num parque de diversões.
O elenco
E claro, é impossível não falar sobre o elenco. Eu daria uma indicação a todos os prêmios para J.K. Simmons. Ele está completamente igual a William Frawley, que era do elenco de I Love Lucy. Nina Arianda como Vivian Vance não fica atrás. Há momentos em que Javier Bardem, apesar de parecer mais velho que Desi Arnaz na época, nos traz uma lembrança incrível do ator. Mas, é claro, todo mundo está falando sobre Nicole Kidman.
O papel era para ser de Cate Blanchett. Mas, por problemas de agenda, acabou caindo no colo de Nicole. Muita gente reclamou, achou que ela não conseguiria fazer uma Lucy crível. E Nicole calou a boca de todos. Ela está simplesmente sensacional. Deve ganhar mais uma indicação ao Oscar. Especialmente nos momentos em que está em cena como Lucille fazendo Lucy Ricardo, ela está perfeita. Os olhos, a voz. Mas, apesar da semelhança, não é bem uma imitação, e sim uma interpretação grandiosa do que foi essa mulher tão talentosa chamada Lucille Ball. O filme – um filmaço – vale por tudo isso. Por Nicole, pelo resto do elenco, por Lucy e Desi. Uma grande e linda homenagem a esses pioneiros da TV que não podem ser esquecidos.