As séries pertencentes ao universo Star Wars, que estão disponíveis no Disney Plus, tem resultados bem diferentes. Há as muito boas como The Mandalorian e Obi-Wan Kennobi, e também as muito ruins como Bobba Fett (confesso que nem terminei). E essa semana chegou mais uma. Star Wars: The Acolyte, se passa 100 anos antes dos acontecimentos dos filmes do filme Star Wars: Episódio 1 – Ameaça Fantasma, cronologicamente o primeiro dos nove filmes da saga. É bem diferente de tudo que já vimos. Por isso, talvez os fãs mais apaixonados por Star Wars tenham algum problema em embarcar na história. Mas eu gostei de acompanhar os primeiros episódios dessa história de detetive no Disney Plus.
A história se passa durante os últimos dias da Alta República. Os Jedi estão alcançando seu auge e liderando a República em explorações com iniciativas galácticas. É quando uma jovem ex-padawan se vê obrigada a se reunir com seu mestre Jedi para investigar uma série de crimes. No caminho, eles deparam-se com forças mais sinistras do que esperavam. Isso inclui segredos e potências emergentes do lado negro da Força. E os Jedi são ameaçados por uma força determinada a aniquilá-los.
O que achei?
Já na primeira sequência, a série tem seu melhor momento, um ótimo duelo entre Amandla Sternberg e Carrie Ann-Moss (lembrando em alguns momentos cenas de Matrix). Os duelos de Star Wars sempre foram um destaque das produções, e este não foge à regra. Há um outro duelo no segundo episódio, entre Amandla e Lee Jung-jae ( de Round 6), que também é ótimo. Aliás, Lee Jung-jae foi para mim o grande destaque desses dois episódios iniciais. É óbvia sua dificuldade em dizer os diálogos em inglês, mas isso não se apresenta como um problema para sua grande atuação. Seus olhares dizem tudo.
O primeiro episódio é sensacional , e já entrega um fato que é uma constante do universo Star Wars (#semspoilers). Só fiquei um pouco incomodada com o fato de que boa parte das cidades, e modo de vestir em The Acolyte, não eram muito diferentes 100 anos antes de Obi-Wan conhecer Annakin Skywalker. Mas isso não é um problema. A série me manteve atenta durante os dois episódios com pouco mais de 30 minutos cada. Os demais vão estrear um a cada semana a partir da próxima terça. Vou acompanhar.