Eu sei que muita gente tem uma certa antipatia com relação a Brie Larson. Eu confesso que eu mesma não sou grande fã da atriz. Entretanto, creio que ela descobriu o papel que se adequa perfeitamente ao seu estilo. E que a torna extremamente eficiente. A Elizabeth de Uma Questão de Química é um atrativo a mais para transformar a série em uma das melhores – se não a melhor – que vi este ano. Está na Apple TV Plus – e hoje estreia o último episódio. Vale ver!
Para quem não conhece, eu escrevi sobre ela quando estreou (veja aqui). A série de oito episódios se baseia em um livro de autoria de Bonnie Garmus. Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Nos anos 1950, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira. Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto. Entretanto, por um capricho do destino, Elizabeth acaba se tornando a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Hora do Jantar.
O que achei?
Uma Questão de Química é uma delícia. Primeiramente, a reconstituição de época é perfeita. O roteiro é sagaz e envolvente. Dá vontade de ficar ainda mais tempo acompanhando a história de Elizabeth. Como já disse acima, o papel cai como uma luva para Brie Larson. Ela é capaz de demonstrar as diversas camadas do personagem, e providenciar o que normalmente é difícil para a atriz, inspirar simpatia e empatia. Elizabeth inspira correção, carinho, e ainda simpatia por sua luta por seguir o seu sonho.
Nunca li o livro de Bonnie Garmus, mas o que soube é que a adaptação é bem fiel. Talvez a série tenha se estendido um pouco demais na história da vizinha e seu envolvimento co os direitos civis. Afinal, a gente fica tão envolvido com a história de Elizabeth, que é difícil se envolver em algo mais. A química entre Brie e Lewis Pullman (filho de Bill) como Calvin Evans é sensacional. E a garotinha que faz a filha dos dois, Alice Halsey (em seu primeiro papel) é uma descoberta. Simplesmente perfeita. A série ainda deixa uma surpresa deliciosa para o último momento com as participações de Beau Bridges e Caryn West. Isso deixa tudo com uma mensagem positiva, que vai deixar você com um sorriso nos olhos. Uma Questão de Química é uma delícia!