Muita gente deve lembrar do caso do time de futebol de meninos que ficou preso em uma caverna na Tailândia, que logo se encheu de água. O caso foi uma comoção mundial. Como tirar os meninos de um lugar tão ermo? Quem acompanhou o caso sabe bem qual foi o resultado. Mas, mesmo sabendo o final da história, o filme 13 Vidas – O Resgate apresenta uma tensão constante. Especialmente para quem, como eu, que não gosta de espaços pequenos. O filme, dirigido pelo sempre competente Ron Howard, estreou esse fim de semana na Amazon Prime Video. várias cenas foram complicadas para assistir, mas eu gostei do filme.
13 Vidas narra a história real do esforço global para resgatar um time de futebol tailandês. Eles ficaram que ficou preso na caverna Tham Luang durante uma tempestade. O ambiente é extremamente perigoso. Mas, uma equipe composta pelos mergulhadores mais habilidosos e experientes do mundo se junta às forças tailandesas e voluntários para tentar resgatar os doze meninos e seu treinador. Com poucas chances e um mundo inteiro assistindo, o grupo vivencia o maior desafio de suas vidas.
O que achei do filme?
Ron Howard pode não ser um diretor fantástico, mas é um bom contador de histórias. Ele já teve duas experiências baseadas em desastres reais em sua carreira. É só lembrar de Apollo 13 e Everest. Aqui ele tem o desafio de filmar embaixo d’água, o que é sempre um fator complicador. Mas, ele apresenta uma riqueza de detalhes que faz com que você se sinta parte da equipe de resgate. Usa mapas, apresenta os bastidores, tanto políticos como de todos envolvidos no resgate. E especialmente da equipe de mergulhadores extremamente experientes que conseguiram desenvolver um plano para resgatar os meninos.
Ficamos sabendo também um pouco do lado das crianças, e como foram resilientes com toda a situação. Foram grandes heróis. E fiquei estarrecida especialmente com os detalhes do salvamento, As cenas da busca pelos meninos, e do resgate propriamente dito, é de uma tensão constante. Há momentos em que você até vai desviar o olhar por nervosismo. E, claro, vai se emocionar.
No elenco principal estão os astros Viggo Mortensen, Colin Farrell e Joel Edgerton. Eles são sempre ótimos e aqui não é diferente. Mas, Colin realmente se sobressai fazendo um personagem totalmente diferente do que estamos acostumados. Os atores fizeram seus próprios stunts em tanques que foram construídos em um hangar. Colin e Viggo treinaram com os Rick Stanton e John Volanthen, os salvadores do time da vida real. Mas assumiram que tiveram vários momentos de pânico durante as filmagens. Quem não teria?
13 Vidas – O resgate não é um filme fácil de ver – houve perdas incalculáveis com a história. Mas mantém sua atenção todo o tempo. Vale conferir.