Há várias séries de suspense sobre investigações de mortes de adolescente por adolescentes disponíveis no streaming. Penso assim de primeira em 13 Reasons Why e Pretty Little Liars. Adoro o gênero! E agora chegou na última semana na Netflix, Manual de Assassinato para Boas Meninas. Essa primeira temporada se baseia no primeiro livro de uma série, escrita por Holly Jackson. São seis episódios curtinhos que podem ser vistos de uma só vez. Eu fiz isso no último domingo. Veja o que achei:
Primeiro a história. Tudo se passa numa pequena cidade do Reino Unido. Pip Fitz-Amobi (Emma Myers, de Wandinha), é uma garota que decide investigar um caso de assassinato seguido de suicídio que aconteceu há cinco anos. Não demora muito para Pip descobrir que a história da garota mais popular do colégio, morta por seu próprio namorado, não é tão simples assim. Em sua busca pela verdade ao lado de Ravi (Zain Iqbal), a protagonista acaba fazendo descobertas incríveis. Só que, ao mesmo tempo, também acaba colocando sua própria vida em risco.
O que achei?
Além das séries que citei no início, a mais clara influência de Manual de Assassinato para Boas Meninas são as histórias de Nancy Drew (já viu os filmes com Emma Roberts?). Pip é inteligente, mas se coloca em perigo todo o tempo. Faz loucuras para conseguir resolver o caso com determinação. E encontra em Ravi um companheiro perfeito para resolver os mistérios. A dupla tem química.
É claro que investigação de Pip não resiste a um olhar mais exigente de crítica. Mas tudo é feito de maneira tão simpática, que você vai relevar isso. Confesso que houve momentos em que fiquei meio confusa. Especialmente com as duas irmãs Ward, que parecem quase gêmeas (demorei para saber direito qual era qual). Já ouvi dizer que a série tem várias diferenças do livro. A história aqui aborda decepção, culpa, racismo e violência. Há uma cena de morte que acontece durante a festa de aniversário do irmão de Pip, que realmente me ” deixou no chão” (#semspoilers). De qualquer maneira , Manual de Assassinato para Boas Meninas me manteve interessada todo o tempo. Vale a pena! É bem provável que será renovada.