A franquia de O Planeta dos Macacos começou lá no final dos anos 60 com o filme com Charlton Heston. Até hoje o impacto da visão da Estátua da Liberdade no final é inimaginável nos dias de hoje. Nessa primeira fase , o filme deu origem a quatro sequências e uma série com atores, e outra de animação (todas nos anos 70). Já na década de 2010, a franquia voltou com novos filmes, e uma nova cara. Foram quatro filmes até agora, sendo que o mais recente, Planeta dos Macacos: O Reinado, estreou recentemente no Disney Plus . O filme foi um grande sucesso, e arrecadou quase 400 milhões de dólares em sua bilheteria mundial. Demora um pouco para começar, mas é bem bom!
O filme situa-se um futuro distante após os eventos de Guerra pelo Planeta dos Macacos, de 2017. Com muitas sociedades de macacos surgindo desde a liderança de Caesar, a divisão entre eles é evidente. Neste novo mundo, um líder macaco busca escravizar outros grupos para adquirir tecnologia humana, desencadeando uma luta pelo poder e sobrevivência. Enquanto isso, um jovem macaco testemunha da captura de seu clã e inicia uma jornada em busca da liberdade. No entanto, é uma jovem humana que se torna a chave para os destinos entrelaçados dessas diferentes facções.
O que achei?
No novo filme, Caesar já se foi, mas sua saga e ensinamentos ficaram. Mas , como em todas as civilizações, os ensinamentos podem ser distorcidos e usados de diversas maneiras. A saga de Noa (Owen Teague) para salvar sua tribo, e ainda lutar pelo que acha certo é emocionante e cheia de ótimas cenas de ação. Há ainda até algumas cenas divertidas, especialmente as que envolvem certas descobertas de Noa com a ajuda de Raka (Peter Macom). A personagem de Nova (Freya Allan, de The Witcher) tem grande importância nisso tudo. E aqui fica o destaque para o trabalho da atriz que traz uma certa dubiedade que se comprova no final.
Aliás, Planeta dos Macacos: O Reinado deixa uma porta escancarada para uma outra sequência. Esta provavelmente irá acontecer já que este foi um grande sucesso. Será mais um capítulo dessa saga de sucesso.
Como assistir aos filmes da saga.
Veja abaixo qual a ordem cronológica dos acontecimentos nos filmes. Não inclui, é claro, o péssimo filme de 2001 de de Tim Burton, com Mark Wahlberg (esse é melhor esquecer, rsrs). Vale uma bela maratona:
- Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
- Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
- Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
- Planeta dos Macacos: O Reinado(2024)
- O Planeta dos Macacos (1968)
- De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
- Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
- A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
- Batalha do Planeta dos Macacos (1974)